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Espero aprender a mexer com esse blog e estar sempre postando coisas interessantes sobre minha área de atuação.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Teaching Teaching & Understanding Understanding (3/3)



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Teaching Teaching & Understanding Understanding (2/3) [Danish subtitles]



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Fundação Lemann entrevista Susan Szachowicz



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"Teaching Teaching & Understanding Understanding" (1/3) [Portuguese subt...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Capa do livro

Sumário

Apresentação
6

Prefácio
13

Introdução
17

Parte 1

AULA NOTA 10: AS TÉCNICAS ESSENCIAIS

1. Criar expectativas acadêmicas
45

Técnica 1
Sem escapatória
46

Técnica 2
Certo é certo
53

Técnica 3
Puxe mais
59

Técnica 4
Boa expressão
65

Técnica 5
Sem desculpas
69

Reflexão e prática
73

2. Planejar para garantir um bom desempenho acadêmico
75

Técnica 6
Comece pelo fim
75

Técnica 7
Quatro Critérios
78

Técnica 8
Deixe claro
81

Técnica 9
O caminho mais curto
82

Técnica 10
Planeje em dobro
83

Técnica 11
Faça o mapa
85

Reflexão e prática
88

3. Estruturar e dar aulas
89

Técnica 12
O gancho
93

Técnica 13
Dê nome às etapas
95

Técnica 14
Quadro = Papel
101

Técnica 15
Circule
103

Técnica 16
Divida em Partes
106

Técnica 17
Proporção
110

Técnica 18
Entendeu?
116

Técnica 19
Mais uma vez
123

Técnica 20
Arremate
125

Técnica 21
Tome posição
125

Reflexão e prática
127

4. Motivar os alunos nas suas aulas
129

Técnica 22
De Surpresa
129

Técnica 23
Todos juntos
144

Técnica 24
Bate-rebate
150

Técnica 25
Tempo de espera
153

Técnica 26
Todo mundo escreve
156

Técnica 27
Plumas e Paetês
160

Reflexão e prática
162

5. Criar uma forte cultura escolar
165

Técnica 28
Rotina de entrada
171

Técnica 29
Faça agora
172

Técnica 30
Breves transições
174

Técnica 31
Controle do Material
177

Técnica 32
Posso
179

Técnica 33
Em suas marcas
180

Técnica 34
Comunicação por sinais
181

Técnica 35
Vivas!
183

Reflexão e prática
185

6. Estabelecer e manter altas expectativas de comportamento
187

Técnica 36
Padrão 100%
187

Técnica 37
O que fazer
198

Técnica 38
Voz do comando
202

Técnica 39
Faça de novo
212

Técnica 40
Capriche nos detalhes
216

Técnica 41
Umbral
217

Técnica 42
Sem aviso
220

Reflexão e prática
222

7. Construir valores e autoconfiança
223

Técnica 43
Discurso positivo
224

Técnica 44
Elogio preciso
231

Técnica 45
Cordial / Rigoroso
233

Técnica 46
Fator A
235

Técnica 47
Equilíbrio emocional
239

Técnica 48
Explique tudo
240

Técnica 49
Errar faz parte
241

Reflexão e prática
243

8. Melhorar seu ritmo: técnicas adicionais para criar um ritmo positivo em sala de aula
245

Mude o ritmo
246

Marcar etapas
248

Todos participam
249

Cada minuto conta
251

O que vem por aí
252

Trabalhe com o relógio
253

Reflexão e prática
254

9. Estimular os alunos a pensar criticamente: técnicas adicionais para fazer perguntas e responder aos alunos
255

Um dia de cada vez
257

Do simples ao complexo
259

Ipssis Litteris
260

Claro e conciso
261

Estoque de perguntas
262

Taxa de acerto
263

Reflexão e prática
265

Parte 2

AJUDAR O ALUNO A TIRAR O MÁXIMO DA LEITURA: TÉCNICAS E HABILIDADES FUNDAMENTAIS

10. Por que todos os professores podem (e devem) ser professores de leitura
269

11. O essência: ensinando decodificação, desenvolvimento de vocabulário e fluência
283

12. Compreensão: como ensinar os alunos a entender o que leem
301

13. Conclusão: o fim é o começo

No livro Aula Nota 10, você vai encontrar 49 técnicas que englobam as seguintes áreas:

- Criar altas expectativas acadêmicas

Técnica 1
Sem escapatória
46

Técnica 2
Certo é certo
53

Técnica 3
Puxe mais
59

Técnica 4
Boa expressão
65

Técnica 5
Sem desculpas
69

Reflexão e prática
73

- Planejar para garantir um bom desempenho acadêmico

Técnica 6
Comece pelo fim
75

Técnica 7
Quatro Critérios
78

Técnica 8
Deixe claro
81

Técnica 9
O caminho mais curto
82

Técnica 10
Planeje em dobro
83

Técnica 11
Faça o mapa
85

Reflexão e prática
88

- Estruturar e dar aulas

Técnica 12
O gancho
93

Técnica 13
Dê nome às etapas
95

Técnica 14
Quadro = Papel
101

Técnica 15
Circule
103

Técnica 16
Divida em Partes
106

Técnica 17
Proporção
110

Técnica 18
Entendeu?
116

Técnica 19
Mais uma vez
123

Técnica 20
Arremate
125

Técnica 21
Tome posição
125

Reflexão e prática
127

- Motivar os alunos nas suas aulas

Técnica 22
De Surpresa
129

Técnica 23
Todos juntos
144

Técnica 24
Bate-rebate
150

Técnica 25
Tempo de espera
153

Técnica 26
Todo mundo escreve
156

Técnica 27
Plumas e Paetês
160

Reflexão e prática
162



- Criar uma forte cultura escolar

5. Criar uma forte cultura escolar
165

Técnica 28
Rotina de entrada
171

Técnica 29
Faça agora
172

Técnica 30
Breves transições
174

Técnica 31
Controle do Material
177

Técnica 32
Posso
179

Técnica 33
Em suas marcas
180

Técnica 34
Comunicação por sinais
181

Técnica 35
Vivas!
183

Reflexão e prática
185

- Estabelecer e manter altas expectativas de comportamento

Técnica 36
Padrão 100%
187

Técnica 37
O que fazer
198

Técnica 38
Voz do comando
202

Técnica 39
Faça de novo
212

Técnica 40
Capriche nos detalhes
216

Técnica 41
Umbral
217

Técnica 42
Sem aviso
220

Reflexão e prática
222

- Construir valores e alto-confiança



Técnica 43
Discurso positivo
224

Técnica 44
Elogio preciso
231

Técnica 45
Cordial / Rigoroso
233

Técnica 46
Fator A
235

Técnica 47
Equilíbrio emocional
239

Técnica 48
Explique tudo
240

Técnica 49
Errar faz parte
241

Reflexão e prática
243

Além dessas, ainda existem outras 12 técnicas para melhorar o ritmo, criar um clima positivo em sala de aula e estimular os alunos a pensar criticamente.

AULA NOTA 10

Só conhecimento teórico não forma bom professor


DOCENTES TAMBÉM PRECISAM DE TÉCNICAS PARA TRANSMITIR CONHECIMENTO, INSPIRAR CRIANÇAS E MANEJAR SALA DE AULA

ANTÔNIO GOIS
DO RIO

Quando, aos 21 anos, começou a dar aulas, Doug Lemov, 42, conta que ouviu conselhos como “espere o máximo dos seus alunos todo dia” ou “tenha altas expectativas sobre seu desempenho”. No momento em que ficava em frente aos estudantes em sala de aula, porém, isso lhe parecia pouco útil.
No meio de tantas frases de efeito, um professor mais experiente lhe falou algo bastante concreto: “Quando precisar dar instruções aos alunos, não faça isso caminhando pela sala enquanto distribui papéis. Eles precisam entender que o que você fala é mais importante do que qualquer outra tarefa”.
Foi a partir de dicas práticas como essa que Lemov, hoje diretor de uma rede de escolas nos EUA, passou a prestar atenção nas técnicas dos melhores professores.
Sua obsessão em descobrir o que faz o docente top quando fecha a porta de sua classe o levou a filmar por seis anos aulas de profissionais que conseguiam, mesmo em situações adversas, que seus alunos aprendessem.
Este trabalho virou livro de repercussão nos EUA, com 150 mil cópias vendidas, e que será lançado em outubro no Brasil, com o nome “Aula Nota 10″ (Fundação Lemann e editora Da Boa Prosa).
Nele, Lemov descreve em termos bem práticos 49 técnicas de bons professores. Podem não ser frases glamourosas, mas funcionam. Em entrevista à Folha, o autor diz que seu livro não menospreza o conhecimento teórico. Apenas argumenta que, em vez de aprender apenas a partir de teorias, professores precisam olhar para o que fazem seus colegas com melhor desempenho.

Folha – Seu livro pode ser entendido também como crítica ao modo como se formam professores hoje nos EUA, com currículos que enfatizam demasiadamente teorias pedagógicas e deixam pouco espaço para o ensino de questões práticas de sala de aula. Como foi a repercussão?
Doug Lemov
– Pela resposta que tive, percebi que o problema na formação de professores nos EUA é mais profundo do que imaginava.
Alguns me disseram que as ideias do livro eram muito intuitivas. Outros, que não havia nenhuma grande revelação e que o livro era até óbvio. Sinceramente, considerei elogio, pois isso revela que há mais pessoas que pensam da mesma maneira.
Eu tinha também algum receio de o livro não ser bem recebido por professores de escolas públicas, já que trabalho numa organização que mantém escolas “charters” [geridas pela iniciativa privada, mas financiadas pelo poder público para atender gratuitamente alunos pobres] e, nos EUA, tem havido muita disputa em torno deste tema.
Mas acho que os professores entenderam que o livro pode ser útil para seu trabalho, não importa em que tipo de escola eles ensinam.
Só não tive resposta nenhuma das autoridades educacionais, responsáveis pela política de formação de professores. Deles, percebi um silêncio retumbante.

O que explicaria isso?
Talvez achem que eles estejam certos e eu, equivocado. Talvez porque estejam numa postura defensiva, se sentindo ameaçados com os que criticam a política atual de formação. Não estou certo de que as pessoas responsáveis pela formação de professores tenham em mente que o aprendizado das crianças tem que ser a prioridade.

Ao enfatizar a importância de aprender técnicas de manejo de turma em sala de aula, você não estaria menosprezando a formação teórica?
Em nenhum momento digo que o conhecimento teórico não é importante. Pelo contrário, é dramaticamente importante. Se você vai ensinar matemática, você tem que ter uma boa formação em matemática. Mas meu ponto é que só isso não faz de alguém um bom professor.
Acho que as técnicas que descrevo são úteis inclusive para docentes que têm amplo conhecimento da disciplina que lecionam.
Imagine uma escola pública em área pobre que esteja precisando de um professor de física. Hoje em dia, já é difícil achar alguém que conheça bem a disciplina e esteja disposto a dar aulas.
Mas, se as pessoas com boa formação em física souberem também técnicas para fazer boas perguntas, inspirar crianças e manejar uma sala de aula, triplicaríamos o número de pessoas capazes de dar boas aulas.
Meu livro trata muito mais de como transmitir o conhecimento para os alunos. Quando você é especialista em algo, seu conhecimento sobre o tema é quase intuitivo. Isso pode significar que não seja natural para você pensar em formas de transmitir isso para estudantes.

No Brasil, há muitas críticas aos formatos tradicionais da sala de aula, pouco atrativos para jovens do século 21. No entanto, muitos professores reagem argumentando que a sala de aula não é um circo, e que aprender nem sempre é divertido. Qual sua opinião?
Não acho que tenha que se escolher entre um modelo ou outro. É certo que você deve inspirar os alunos e atrair sua atenção, mas é preciso também fazê-los trabalhar duro.
Só não entendo como algumas pessoas resistem tanto em melhorar. Se você me disser que há coisas que possa fazer para ser um pai melhor, eu vou querer aprender, mesmo que eu já me considere o melhor pai do mundo.
Se em sua escola há uma maioria de professores desmotivados ou desinteressados em melhorar, é difícil ser o que dará o primeiro passo. Mas, se você dá esse passo, outros o seguirão, e isso se tornará uma bola de neve.

Mas, no Brasil, professores muitas vezes dão aulas em situações precárias. Como cobrar entusiasmo de um profissional nessa situação?
É certamente mais fácil ser um ótimo professor numa escola maravilhosa. Mas, mesmo nas piores escolas dos Estados Unidos, há sempre um, dois ou três que se destacam, e, no meu livro, eu destaco principalmente o trabalho de professores que dão aulas para alunos mais pobres.
Mesmo não conhecendo bem o Brasil, tenho certeza de que há bons profissionais mesmo em escolas de pior desempenho. Meu ponto é que, em vez de aprender só com teorias, também deveríamos aprender com exemplo dos ótimos professores.

Há, porém, escolas que facilitam o trabalho desses bons professores e outras que dificultam. Quais características você identifica nas que apresentem bons resultados?
Em primeiro lugar, são escolas preocupadas, acima de tudo, no aprendizado do aluno. Parece bobo dizer isso, mas, na prática, nem sempre é o que acontece. Em segundo, há também uma constante análise de resultados, para identificar os pontos fracos e corrigi-los. Por último, são locais onde o professor se sente valorizado e respeitado.

E o que um diretor precisa fazer para motivar a equipe?
Sei que é comum o ceticismo de professores em relação a aperfeiçoamento. Em parte, eles têm razão, pois muitos conselhos ou treinamentos dão em nada. Mas fazer os professores confiarem no seu trabalho é um resultado, e não uma pré-condição. É preciso mostrar que você é capaz de ajudá-los a serem melhores. Se você consegue fazer isso ao menos com uma minoria, é natural que outros vejam o resultado e passem a acreditar em você.

***********Retirado do blog Renato Alves

sábado, 16 de julho de 2011

Aula nota 10 - O autor Doug Lemov fala sobre o livro


Estou lendo esse livro , que ganhei do profº Edson, estou gostando muito e recomendo.